A Região - Foral de Felgueiras - Vinho Verde

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Foral de Felgueiras

Home  >  Foral de Felgueiras  >  Região

 

A área de produção do Vinho Verde é uma das mais antigas de Portugal. Foi originariamente demarcada por força da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908 e corresponde à área geográfica das denominações de origem que compete à CVRVV certificar.

Questões de ordem cultural, microclimas, tipos de vinho, encepamentos e modos de condução das vinhas levaram à divisão da Região dos Vinhos Verdes em sub-regiões, como a Sub-Região do Sousa, que integra o concelho de Felgueiras e onde é produzido o Foral de Felgueiras.

Sub-região do Sousa

O clima é ameno, as amplitudes térmicas são baixas, assim como o número de dias de forte calor durante o Verão. Relativamente à pluviosidade, também se caracteriza por estar abaixo da média. Esta pode ser considerada uma sub-região de transição, uma vez que não está diretamente exposta à influência atlântica, no entanto, esta influência faz-se sentir devido ao relevo pouco acentuado.

Trata-se de uma zona interior mas sem Invernos fortes e Verões muito quentes. As castas principais são as típicas dos locais mais amenos, Arinto, Loureiro e Trajadura, às quais se juntam o Azal e Avesso que têm uma maturação mais exigente.

Relativamente aos Vinhos Verdes tintos vinificam-se as castas Borraçal e Vinhão, disseminadas por toda a Região, e ainda o Amaral e o Espadeiro. Este último muito utilizado para a produção de vinhos rosados.

in  www.vinhoverde.pt

 
Foral de Felgueiras - Vinho Verde
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal