Vinho Verde - Foral de Felgueiras - Vinho Verde

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Home  >  Vinho Verde

 

O Vinho Verde é único no mundo, bem como o projecto da marca Foral de Felgueiras. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos.

Com baixo teor alcoólico e portanto menos calórico, o Foral de Felgueiras é um vinho frutado, fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas como saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.

O Foral de Felgueiras Verde Branco é obtido por fermentação alcoólica do mosto de uvas brancas a temperatura controlada (entre os 12º e os 14º), sem a presença dos outros elementos que compõem o cacho, nomeadamente das películas. Este mosto é obtido por prensagem das uvas que, depois de decantar, ou seja, de deixar sedimentar as substâncias sólidas mais pesadas, é trasfegado para novo recipiente onde vai fermentar. Neste processo é utilizado novos métodos de vinificação, para encontrar o “perfeito” ponto de equilíbrio entre a acidez e o teor de açúcar que irá determinar o perfil do vinho pretendido.   

O Foral de Felgueiras Verde Tinto sofre um processo de vinificação ligeiramente diferente, uma vez que o mosto de uvas tintas (Vinhão) fermenta nos lagares (ou em autovinificadores) na presença das películas, que vão transmitir ao vinho parte da cor e da adstringência. Este método chama-se curtimenta.

O Foral de Felgueiras Verde Rosé é produzido exclusivamente a partir de uma uva tinta (Espadeiro), vinificada de forma semelhante aos vinhos brancos, ou seja, o processo de bica aberta.


A certificação do Foral de Felgueiras compete à CVRVV - Comissão Vitivinicola da Região dos Vinhos Verdes e a garantia da qualidade e genuinidade é conferida pelo Selo de Garantia que foi criado em 1959 para o Vinho Verde.

O Laboratório da CVRVV é um laboratório oficial desde 1926 e está acreditado segundo a NP EN ISO/IEC 17025, competindo-lhe analisar as amostras de vinhos e seus derivados produzidos na Região dos Vinhos Verdes, no sentido de garantir que as suas características correspondem à regulamentação em vigor.

Realçamos portanto, que toda a nossa gama (branco/rosé/tinto) obteve a garantia de qualidade atribuída pela CVRVV, comprovada pelo selo de garantia presente no rótulo da garrafa.

Vinho Verde
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal